Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

99 anos de Pirapora, parabéns cidade maravilhosa


99 ANOS DE PIRAPORA 

Nossa cidade está ficando mais velha hoje, a palavra ideal seria desenvolvida, amadurecida, médio porte, cada dia mais surpreendente. Ainda quando morava em JANAÚBA norte de MG, percebi que quanto mais eu divulgava coisas boas da minha cidade mais e mais pessoas a gostariam de conhecer, não sei se meu plano deu certo mas ela cresceu e hoje se mostra uma cidade em expansão. Assim gostaria de falar sobre os 99 anos de Pirapora, é sábido por todos que a violência é comum em quase todos as cidades brasileiras, entretanto em qualquer lugar hoje não se está mais seguro não é verdade? é realmente nossa cidade tem violência, tem desigualdade social, tem medicancia, tem dificuldade para se viver entre outros problemas. Problemas esses encontrados em qualquer cidade desse porte, isso não é exclusividade de Pirapora MG. 
Algumas coisas já mudaram, quando eu cheguei aqui em 2002, percebi que a cidade era muito suja, desorganizada e as pessoas tinham um rítimo de vida lento. Nas escolas vi e convivi com alunos que mal sabiam o que queriam,  enfim vários problemas que tive vivências, tive duas opções ficar aqui ou retornar. Fiquei, estudei e comecei a entender que minha cidade era uma dádiva de Deus, porém eu ainda precisava descobri-la. E quando dei por mim, já havia enraizado neste universo de carrancas, benjamim, pontes e entre rios de nossa bela Pirapora. Nem mesmo o forte cheiro vindo das cidades vizinhas atrapalhava e apagava o brilho de nossa querida cidade. Me envolvi e me apaixonei por aqui, até parece que meu destino estava traçado, apesar meus caros amigos de não acreditar no Determinismo mas na expressão do livre arbítrio. Hoje é dia de comemorar, PIRAPORA faz 99 anos, é dia de lembrar daquelas pessoas que descobriram esse povoado antes da gente, dos CARIRIS, dos banrranqueiros, das histórias dos pescadores, do escorregador e da cobra que não atacava os banhistas pois não tinham seu habitat ameaçado. É hora de se envolver na corrente que transfere a esse povo uma energia positiva que deixa ser levada pelas águas do Velho Chico. Parabéns Pirapora pelos seus 99 anos. 

 
Figura 01: Ponte Marechal Hermes vista de cima. fonte do site dessa imagem: www.zerozero.pt


                Figura 02: Benjamim Guimarães.  Fonte do site dessa imagem: www.alagoas24horas.com.br




                              Figura 03: Matriz de São Sebastião. Fonte: Site dessa imagem: cidadesnet.com


               Figura 04: Vista área do Centro de Convenções.  Fonte site dessa imagem: www.modulosite.tecnologia.ws 

                        Figura 05: Apresentação do Santa Cruz no Fernão Dias. Fonte: SILVA, Eder Danilo. 

domingo, 29 de maio de 2011

AMANDA GURGEL

Não dava para ficar sem ver esse vídeo.


POVOS DO CERRADO EM PIRAPORA


Os tempos de faculdade para mim realmente foram inesquecíveis, quando me lembro principalmente dos momentos em que no pátio da facul discutíamos com entusiasmo sobre os eventos que seriam preparados. Lembro até hoje da Professora Andréa Narciso junto a professor Ivo das Chagas mentores do ENCONTRO DOS POVOS DO CERRADO. Naquela época a discussão já existia, porém a população ainda não tinha tomado consciência da maravilha que era o evento. Minha turma algumas pessoas foram indispensáveis para realizar o evento: Alan, Joaquina, Vanessa, Nadson e Suzana. Sempre estavam prontos para ajudar, além de Marcos e Fausto. E como não lembrar da VERIDIANA que teve as primeiras idéias sobre os temas e nome dos POVOS DO CERRADO. A professora Andrea convidava algumas pessoas importantes para palestrar junto ao professor Hernando Baggio. O Encontro ganhava cara e alma de cerradeiro quando o professor Ivo dava o ar da sua graça. Rodrigo e Paola sempre participantes, eram os braços da professora Andrea, as turmas que estavam perto de formar esqueciam por um momento a formatura e voltavam os olhos para o CERRADO.Meu primeiro encontro acadêmico ganhava vida, eu estava ali participando de um encontro que unia faculdades do Brasil inteiro e experiências internacionais. Como não lembrar da maquete que a acadêmica Angela Fagna realizou a beira do rio Sao Francisco, ficou perfeita. Como não lembrar dos luais à beira do Rio, lembra aquele amigos em que o pessoal convidado pela professora Andréa e Rossevelt José SantosJoão Cleps Junior  e professor Samuel do Carmo Lima. Tempos que não voltam mais em galera. E o nosso inesquecível Carlos Rodrigues Brandão, que com toda sua personalidade enriquecia ainda mais nosso evento com todo seu conhecimento dentro de uma pessoa tão humilde e humana. 

A acadêmica Elizene e seus trabalhos científicos junto a Elicardo que figura, a correria dentro do campus afinal não podíamos fazer feio, calouros levem as cadeiras ok. Mas vocês também podem participar das oficinas e de quebra ainda ficarão como monitores. 

Professora Ana Thé, Gildete, Maurílio, Graça, Priscila, Janete, Raquel "que saudades gente", Marcos Esdras, Sandra Muniz e Márcia Versiane uma grande amiga e profissional. Tanta gente boa envolvida com a causa Cerradeira e os grupos de dança, Santa Cruz, Dança da África pelos meninos do bairro Cidade Jardim com sua dança do facão, dança da peneira com os idosos e São Gonçalo. 

É realmente o Cerrado é muito rico, mas o que movia a nossa paixão mesmo, estava nas pessoas e no ambiente, quanta disposição nos prenchia ao armar a primeira tenda dos povos, faltavam homens olha o Rodrigo lá ajudando. Liga para o Eder na prefeitura, coloca a faixa na entrada do Campi, que loucura, mas uma loucura saudável como dizia os amigos do IEF,IBAMA, Ong Olha o Chico e todas as outras que nos ajudaram. 

É bom lembrar das coisas boas que foram vividas, lembrar dos tempos em que apresentadores eram trocados por acadêmicos no palco para que o evento começasse na hora certa não foi Rosângela? E porque não falar do Senhor Flávio, junto a rede de econômia solidaria não foi Dina? conseguiram fazer a maior feira solidária de nossa cidade, mais de 50 expositores. 

o evento agora ganha uma nova roupagem, sem perder o foco, que é mostrar os trabalhos do cerradeiro, essa gente bonita e esperançosa que luta com todas as suas forças em prol de um mundo com sustentabilidade. 

Nos cabe agora conferir o evento e nos imaginar dentro de um evento ainda maior que nos rodeia o tempo inteiro, com sua fauna e flora além dos animais. O CERRADO.


Texto: Eder Danilo P da Silva 









segunda-feira, 23 de maio de 2011

JANAÚBA norte de MG é a cidade que mais cresce nesta região

De acordo com o IBGE a população desta cidade chega a quase 70.000 habitantes. Se levarmos em conta a idade de Janaúba MG, ela possui somente 63 anos. É pouco tempo para uma cidade se desenvolver em todos os aspectos principalmente pelo fato de JANAÚBA MG não possuir indústrias de grande e médio porte. A cidade tem sua economia voltada para o comércio e agricultura. De 2010 para cá passou a ser a 2ª maior cidade do Norte de MG ultrapassando até mesmo JANUÁRIA que é considerada uma cidade centenária. Alguns estudos mostram que a cidade cresceu tanto devido o potencial na região vindo da cidade de Jaíba que também cresce com o desempenho do projeto de irrigação considerado o maior da América Latina. A área de educação também tem estimulado este desempenho. 
A cidade possui 36 bairros e em seu espaço geográfico uma maravilhosa barragem intitulada BICO DA PEDRA.
Às vésperas de realizar seus 30 anos de exposição agropecuária a cidade espera receber quase 300 mil pessoas durante os dias de festa no início de junho. 
Todas as cidades do norte de MG apresentam características parecidas, porém cada uma com a sua especificidade. 
Esta cidade se destaca não só pelas administrações passadas, mas também pela disposição de seus habitantes que lutam pelo direito de serem cada vez mais uma sociedade feliz e esperançosa. 


ENEM abre inscrições


O Exame Nacional de Ensino Médio abriu hoje suas inscrições. Os alunos que desejarem fazer a sua pode se inscrever pelo site do governo: www.inep.gov.br, as incrições para alunos de escolas públicas serão gratuitas. A prova será realiza nos dias 22 e 23 de outubro. Já se comenta em uma nova edição do exame está marcada para os dias 28 e 29 de abril de 2012. As inscrições terminam no dia 10 de Junho. Só podem ser feitas pela internet na página eletrônica do INEP. A taxa é de R$ 35. Para os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, a inscrição é de graça. Os alunos brasileiros parecem que ganharam um novo sistema de avaliação apesar de nem sempre o ENEM se portar como tal. O governo tem sido vulnerável ao realizar tal processo seletivo, agora está pensando em fazer o ENEM com apoio de uma empresa tercerizada. Agora resta a saber se a prova será mais uma vez cansativa e gigante como as anteriores.  




sexta-feira, 13 de maio de 2011

Marilena Chauí - Filosofia da verdade



Marilena Chauí é Filosofa e Historiadora de Filosofia brasileira. Acredito que este vídeo possa contribuir com nosso mundo da Filosofia.
abraço amigos e espero que gostem.

Uma vida de doações, respeito e compromisso PAPA JOÃO PAULO II


Karol Józef Wojtyła, este é o nome do PAPA que conquistou o mundo com sua fé, emoção, carinho, dedicação aos cristãos e solidariedade. Nascido em 18 de maio de 1920, foi soberano da cidade do Vaticano e Sumo Pontífice da Igreja Católica. O PAPA que deixou um legado a ser seguido, uma história a ser pelo resto de nossas vidas discutida e analisada. Foi o único Papa polonês e eslavo após sua morte e um dos pouco Papas não italianos. 
Karol foi escolhido uma das personalidades mais influentes no século XX. De maneira tranquilha e serena  conseguiu o respeito de outras religiões no mundo e até mesmo conseguiu unir crenças diferentes. 
Agora, no dia 01 de maio foi proclamado BEATO (primeiro passo para um homem ou mulher ser reconhecido como Santo), pelo Papa Bento XVI, no Vaticano na Praça São Pedro. Agora o processo seguirá para canonização do mesmo. 
Um exemplo de vida, que agora descansa em paz. Karol Wojtyla foi um seguidor de Cristo e de suas ações. Desafiou a violência e nos mostrou que não existia um caminho certo para a PAZ mas a PAZ era o próprio caminho a ser seguido. 
A Igreja Católica festeja este acontecimento. 
Muita gente se alegra com esta canonização. 
Agora é torcer para que os ensinamentos deste Santo sejam seguidos por todos na prática. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CURSOS GRATUITOS

Informativo !!!

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego-SETE está firmando uma parceria com o Serviço Nacional do Comércio-SENAC para disponibilizar aos trabalhadores cadastrados no SINE a oportunidade de participar do Processo Seletivo do Programa SENAC de gratuidade. Os cursos ofertados são:

Cursos
Carga Horária
Data de Início
Turno
01
Depilador
160
06/06/11
Tarde
02
Cabeleireiro
400
08/06/11
Tarde
03
Garçom Básico
200
05/09/11
Tarde
04
Costureiro
160
12/09/11
Tarde

Requisitos básicos para cadastramento são:

·       Possuir renda familiar per capta de até 2 salários mínimos federais
·       Cadastro no SINE
·       Ser aluno, que esteja cursando ou tenha concluído a educação básica e trabalhador (empregado ou desempregado) priorizando-se aqueles que satisfazerem as suas condições: aluno e trabalhador.


Obs.: O Programa prevê apenas a bolsa integral do curso e não há fornecimento de auxílio transporte e lanche.

Todo processo seletivo é realizado no site do SENAC Minas, onde são divulgadas também a relação dos candidatos aprovados. Os critérios de seleção são especificados na Política do Programa.

Maiores informações no Site: http://www.mg.senac.br/programassenacdegratuidade e
Pelos telefones (38) 3749-6137 ou no próprio Posto do SINE, situado  na Avenida Otávio Carneiro, 223, Santo Antônio, falar com Cida ou Camila.


Prefeitura Municipal de Pirapora 
Secretaria do Trabalho e Ação Social 
Diretoria do Trabalho/Sistema Nacional de Emprego/SINE 
Av. Otávio Carneiro, 223 - Bairro Santo Antônio (38 3749-6137) 
Pirapora/MG

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Corrida do trabalhador Fotos

Corrida do Trabalhador realizada 01 de maio em Pirapora MG 


 Imagem 01: Equipe de organização, parte da equipe. 

 Imagem 02: Equipe da Marinha

 Imagem 03: Corredores profissionais e de escolas de Pirapora 

 Imagem 04: Equipe de Bombeiros de Pirapora

 Imagem 05: Ganhadores e equipe de coordenação. 

Imagem 06: Ganhadores Masculinos. 

Parabéns a todos que participaram da corrida que com certeza foi um sucesso. 

Morte de Osama Bin Laden

Depois de terminar a faculdade, fiquei pensando? poderia tentar Mestrado em Geografia da Guerra, uma das poucas faculdades que encontrei esse curso estava em SP, logo me desanimei. Pela distância e dificuldades em sair de MG. Mas tinha um motivo em fazer aquele curso, primeiro daria possibilidade de entender melhor sobre o Possibilismo e Determinismo, uma das matérias mais interessantes quando se estuda Geografia em escala superior. Outro bom motivo de se fazer o curso era conhecer as categorias geográficas, como espaço, território, lugar e paisagem além de estado. 
Vi então que estava certo, utilizar a Geografia para reconhecer o espaço vital, e poder entender melhor o jogo de fronteiras entre cada um dos países e até mesmo dentro deles como os do Brasil e EUA. Já repararam que nos EUA temos as divisões perfeitas e retas de um estado para outro ou melhor de uma província para outra? já no caso Brasileiro, as divisões são feitas levando em conta as formas geoeconômicas. 
Pois bem, antes de falar na morte de Osama, devia entrar neste assunto primeiro, penso que ele foi um estrategista, louco mais estrategista, porem utilizou a Geografia da Guerra para fazer Guerra e provocou sua própria morte quando anunciou tal atentado, uma vez que se viu obrigado a se esconder do exército americano durante anos. E já sabendo que os EUA não iriam deixar por vencidos providenciou sua vingança primeiro com civis e depois com os rebeldes fundamentalistas¹. 
O mundo perde esta figura que para alguns se tornou um mito para outros um louco usando a religião para justificar tais genocídios. 
A Geografia da Guerra existe, classificar este atentando de 11 setembro como um marco na desorganização e vulnerabilidade dos EUA também. Mas é preciso que as pessoas utilizem os conhecimentos para ajudar outras pessoas. Não para provocar separação entre os povos. O teste de DNA no corpo de Osama já foi feito. Era realmente tal corpo. Mesmo diante de várias possibilidades de o mesmo ainda está vivo. 
A comemoração da morte de Osama estourou nos EUA, como se fosse comum sorrir com a morte dos outros. Talvez seja comum para eles, quando se pensa na quantidade de pessoas mortas nas torres. 
Mas para finalizar algo ainda nos intriga: onde está o corpo de Osama? Não era para ter uma multidão de adeptos gritando seu nome? Que relação teria essa morte de Osama com o país da Líbia? 

1 - é um termo de origem do islamismo ocidental utilizado para definir a ideologiapolítica e religiosa fundamentalista que supostamente sustenta que o islamismo, pragmaticamente de origem midiática, este termo definido no ocidente pelo senso comum, definindo o Islão como não apenas uma religião mas um sistema que também governa os imperativos políticos, econômicos, culturais e sociais do estado, quebrando o paradigma de estados laicos, comum nesta parte do planeta.