Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENEM 2012

Enfim, o Governo abriu hoje as inscrições para o ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio, ano passado quase 6 milhões de pessoas realizaram as inscrições para a grande prova brasileira. O ENEM passou a ser utilizado pelas instituições públicas, assim ganhou mais notoriedade. As inscrições iniciaram hoje às 10h e terão fim no dia 15 de junho 2012. Já as provas serão aplicadas no dia 03 e 04 de novembro. Alunos que queiram participar de projetos financiados pelo Governo terão que passar pelo ENEM, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira. 

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

A proposta de 2012 para redação foi alterada,  novas - e mais rigorosas - regras de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem aumentar o número de textos que vão para o terceiro corretor, na comparação com o que ocorreu em 2011. A estimativa é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
Na última edição, 360 mil redações, cerca de 10% dos textos corrigidos, foram para uma terceira avaliação por causa de discrepância de mais de 300 pontos entre as duas primeiras correções, conforme previa a regra antiga. É a primeira vez que esse número é revelado.
Agora, esse limite de diferença entre as duas correções iniciais caiu para 200 pontos. A terceira leitura poderá ocorrer ainda em outra situação: se as notas de pelo menos um dos cinco critérios de avaliação dos textos tiver discrepância maior que 80 pontos entre as duas correções iniciais, mesmo que na nota geral a diferença seja inferior a 200.
Para realizar a sua inscrição clique no link abaixo. E boa sorte. 
Mais informações acesse:
 http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/


sexta-feira, 11 de maio de 2012

DIA DAS MÃES

UMA HOMENAGEM DO NOSSO BLOG A TODAS AS MAMÃES 
PARABÉNS PELO SEU DIA 
QUE JESUS CONTINUE ABENÇOANDO A CADA UMA DE VOCÊS 
UM GRANDE ABRAÇO 
EDER DANILO P DA SILVA 



terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador no Brasil

Até a Era Vargas (1930-1945) alguns tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns no Brasil, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, na época, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Essas mudanças, aparentemente superficiais, alteraram profundamente as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores a cada ano. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com grandes festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.