Powered By Blogger

domingo, 3 de junho de 2012

Triplo de Platina. Valeu.


100 Anos de Pirapora


O município de Pirapora foi criado em 1847, ainda no século XIX , e seis anos depois, em 1853, foi anexado ao Município de Curvelo; pois pertencia a Várzea da Palma, passou em 1783, a integrar o Município de Jequitaí e voltou a pertencer a Curvelo em 1875. Em 1884, foi novamente anexado a Jequitaí. Em decorrência da Lei Provincial 44, perdeu a condição de distrito, reconquistando-a em 1891, pela Lei Estadual Dois, de 14 de setembro, que criou novamente o distrito com o nome de São Gonçalo das Tabocas e sede na povoação de Pirapora. Em 30 de agosto de 1911, foi criado o Município pela Lei Estadual 556 e, quatro anos depois, em 18 de setembro de 1915 (Lei 663), a sede municipal ganhou foros de cidade. Segundo a divisão administrativa vigente, o município é constituído de dois distritos: Pirapora e Buritizeiro. Até 1936, Pirapora foi termo da Comarca de Curvelo. A comarca de Pirapora foi criada pelo Decreto 545, de 19 de março de 1936. De acordo com a divisão judiciária vigente, estão a ela subordinados os termos de Jequitaí,Lassance e Várzea da Palma.

Acredito que não poderia começar este texto sobre nossa querida Pirapora sem cantar aquela famosa musiquinha barranqueira..."Pirapora terra querida, trabalhei o ano inteiro arrumando a minha vida", quanta emoção, quanto entusiasmo, quanta surpresa nos pregou este Centenário. Mas enfim, agora é hora de falar dos 100 anos de nossa bela cidade. 
Aqui uma cidade do interior de MG, linda, repleta de histórias, experiências únicas, tudo é alegria. As pessoas são calorosas e amigas. Enfim, gosto daqui, aqui que eu amo é aqui que eu quero ficar para sempre no coração da minha querida Pirapora. 
O momento é esse, todos podiam fazer esta reflexão, nossa cidade, nossas ruas, nosso povo, nossos amigos, como é bom está aqui em Pirapora. 
Sintam esse momento, não como uma utopia, mas como uma realidade, experimente você vai gostar. Lembrar de coisas que nos encantaram e ainda continuam a encantar, quem nunca se deliciou nas duchas ou no areião, e no passado o tamboril? Pirapora pulsa, fala com seus habitantes, a hora é agora, estamos com você Pirapora. 
Façam esta reflexão, lembrem - se ou tentem imaginar daqui a 100 anos atrás, as pessoas chegando, o povoado se constituindo, os índios, as primeiras casas o Bairro Nossa Senhora Aparecida, muita emoção. Bairro Bom Jesus I e II, Sagrada Família, quanta coisa boa nos ocorreu. 
Façam esta reflexão, a navegação chegando, o BENJAMIM, a Ponte Marechal Hermes, o Salto do Peixe, as indústrias, o turismo, a uva, o projeto, as primeiras escolas, os primeiros caminhos e as primeiras histórias. 
Façam esta reflexão, PIRAPORA existe e precisa de você, o Encontro dos Motociclistas, a Micareta do Sol, a Expociap e as festas tradicionais. 
Parabenizar Pirapora, é acreditar nas futuras possibilidades que ela me permite enxergar diante de um novo contexto global. Um mundo de novas e reais possibilidades. 


 FONTE: Fonte: pirapora.mg.gov.br


  FONTE: Fonte: pirapora.mg.gov.br
 FONTE: Fonte: pirapora.mg.gov.br

FONTE: tiredeletras.blogspot.com
FONTE: flickriver.com 

FONTE: novaagri.com.br


FONTE: patroniq.blogspot.com