Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VISITA AO PROJETO DE APRENDIZES DA SANTO ANTÔNIO - SENAC - SENAI


No dia 05 de julho a convite do Professor Ailton Almeida Amorim, da rede de ensino SENAI a fim de conferir os trabalhos dos jovens aprendizes das empresas CEDRONORTE E SANTO ANTÔNIO. Ali vemos a capacidade de cada um de conhecer cada processo interno da fábrica bem como sua expansão na cidade de Pirapora e outras no estado de MG.
Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.
Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes.
A participação do professor ajudou a analisar o perfil dos aprendizes bem como a como se portar diante da apresentação dos trabalhos, cerca de 50 alunos participam da capacitação ou exercem profissões na fábrica.