Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 
Prefeitura e estudantes mobilizados em prol do Velho Chico!
Na manhã desta quinta-feira, 05/06 (dia do Meio Ambiente e da Ecologia), um grande mutirão de limpeza da orla fluvial foi realizado no município de Pirapora com participação do Centro de Referência Ambiental (CRA), da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAN) e de alunos da Rede Estadual de Ensino e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirapora (APAE). A ação faz parte da programação da 2ª Semana do Meio Ambiente, comemorada desde terça-feira no município.
Iniciado às 8 horas, no Balneário das Duchas, o Mutirão de Limpeza se estendeu até a Capitania Fluvial do São Francisco e mostrou que a consciência sobre a importância do meio ambiente deve começar cedo. “Isso é bastante importante porque a gente tem que mostrar para as pessoas que não podemos depender só da limpeza da prefeitura, temos que colaborar também, tanto limpando, quanto não jogando lixo no chão”, afirmou a estudante de 15 anos, Jordana Cruz dos Santos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Fernão Dias.
O trabalho na Orla, acompanhado de perto pelos professores das turmas participantes, foi coordenado pela Diretora de Meio Ambiente, da SEPLAN, Ana Lúcia Henrique Silveira. “Estamos aí mostrando as ações do homem contra a natureza. As pessoas ficam, muitas vezes, somente lamentando, mas fazer alguma coisa é preciso” lembrou a Coordenadora. Segundo ela, “o município, além de investir em ações efetivas de preservação, também está realizando a conscientização das novas gerações sobre a necessidade de preservação”.
Bruno Vinícius, de 15 anos, também participante do Mutirão, fez questão de destacar as razões do movimento realizado nesse dia. “Muito importante ajudar o meio ambiente. Eu tenho essa preocupação e todos deveriam ter também. Olha como o nosso rio está seco e ainda tem gente que fica jogando lixo”, alertou o estudante. A ação de preservação foi apoiada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora (SAAE), que forneceu luvas, sacos de lixo e lixeiras para recolhimento do material jogado às margens do rio.
Segundo o Prefeito de Pirapora, Léo Silveira, “o município está atuando de forma efetiva em prol do Rio São Francisco, que é de onde tiramos a água que abastece toda a cidade. Além de investir em ações imediatas precisamos desenvolver esse processo de conscientização de novas gerações, por isso é tão importante a comemoração da Semana do Meio Ambiente com essas atividades envolvendo estudantes”, lembrou o prefeito. Concluindo, o gestor destacou a programação especial que será promovida amanhã, (06/06), às 20h, na Praça dos Cariris. “Teremos um momento de entretenimento e conscientização com execução de trilhas ecológicas pela Banda Sinfônica Jovem de Pirapora e apresentação do grupo de teatro Grafite, de Belo Horizonte. Participem”!
Fotos: Ivan Rodrigues