Powered By Blogger

sábado, 3 de maio de 2014

O MUNDO DE SOFIA - ESCOLA ESTADUAL FERNÃO DIAS

Olá queridos alunos sejam bem vindos ao meu  BLOG, prestem bastante atenção no que se pede. 

01 - Veja com atenção primeiramente o Vídeo sobre a PARTE I DO MUNDO DE SOFIA. Quero lembrar que a medida que o filme termina no final aparece outros capítulos e suas respectivas partes como I, II e assim por diante. Não é necessário assistir ao filme completo, mas seria interessante com o tempo você o assistir depois. Entretanto apenas com alguns capítulos percebe - se uma diferença da Sofia em relação a outras meninas da sua idade. Bom filme.  

02 - Agora faça leitura do texto em anexo sobre o mundo de SOFIA. Você deve copiar o link e jogá-lo no endereço acima. 
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13331.pdf

03 - Agora você vai seguir os seguintes passos: 

No ícone seguidores marque a opção PARTICIPAR DESTE SITE, APÓS VOCÊ PERCEBERÁ QUE ABRIRÁ UMA PAGINA PARA ESCOLHA DO SEU EMAIL CLIQUE NO CORRESPONDENTE E EM SEGUIDA COLOQUE LOGIN E SENHA e depois ENTRE por fim coloque sua foto de perfil,  preenchendo corretamente seus dados de Email e senha para que possamos cadastrá-los. 

Feito isso você deverá responder a seguinte pergunta postando como comentário abaixo deste texto. 

04 - Avalie os questionamentos e vivência de SOFIA diante dos acontecimentos do mundo e de sua própria vida. 

05 - Cite alguns pensadores enfatizados pela obra. 

06 - No inicio da história o escritor destaca a questão mitológica e superstições sobre a existência do mundo e do homem. Quais partes são pertinentes esse assunto?


A atividade deverá ser realizada na quantidade de linhas que o aluno desejar desde que ele consiga responder a todas as perguntas feitas.Bom trabalho. 




90 comentários:

  1. Vamos lá amigos participar comentando, vamos ver a visão da Sofia.

    ResponderExcluir
  2. 4 - Sofia Vive num Mundo Bastante Estranho , AOnde ela Recebe Cartas ETC....Aonde ela não descobre quem Mandou...no COmeço, perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

    5 - Sócrates e Platão. Por ser um livro baseado em filosofia

    6 - O Universo , A Vida Depois Da Morte.....Coisas Sobrenaturais...

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Matheus, Sócrates nos faz perguntas do tipo CONHEÇA-TE A TI MESMO, não é verdade? ele nos faz entender até onde chegamos com nossas possibilidades e outros. Vale salientar que Sofia vivia neste mundo imaginário aguçado pelo poder da curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. 4-Sofia é uma jovem muito diferente. É uma menina com atitudes contrárias as outras meninas.Ela e uma amiga fazem uma especie de ritual.Depois ela passa receber cartas com perguntas do tipo: ''- Quem é você?
    -De onde surgiu o mundo em que vivemos?''
    Então ela passa a se questionar sobre essas perguntas,tentando compreender a si mesma e encontrar essas respostas.
    No começo ela não sabia quem mandava as cartas.Mas Sofia é muito curiosa e persistente.Ela descobre que através da Filosofia é possível fazer vários questionamentos e também buscar respostas,soluções para seus conflitos e nas mais diversas áreas da vida...A filosofia esta ai para ajudar Sofia( é também para nos ajudar a compreender melhor 'mundo').
    5-Os pensadores citados no filme foram Sócrates e seu discípulo Platão.
    6-Rituais e questionamentos sobre o mundo.
    Núbia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Núbia você pode entender perfeitamente a diferença entre o mito e a realidade onde você coloca com propriedade sobre o assunto.

      Excluir
  5. 4-é uma garota de quatorze anos que vive na Noruega em 1990. Ela mora com sua mãe, as vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão. 5-Sócrates e Platão 6- a ajuda a lutar contra isso ensinando a ela tudo o que ele sabe sobre filosofia. Essa, ele explica, é a única maneira de entender o mundo em que ela vive. Claudimar de Queiroz Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. pela resposta mais vc esqueceu de responder as outras questões meu caro aluno. Grato.

      Excluir
  6. 4-É uma garota diferente.E está próximo seu aniversário de quinze anos.É uma idade bastante importante na vida de um jovem.Sofia passa receber cartas estranhas.Fazendo perguntas de quem é ela de onde veio o mundo em que vivemos.Então essas perguntas faz com que Sofia tente entender melhor o mundo de uma maneira diferente
    5-Os pensadores são Sócrates e Platão.
    6-fatos sobrenaturais,questionamentos sobre o mundo,fazendo com que ela reflita.A filosofia irá ajuda-la a encontrar as respostas que ela procura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Nayara, você explorou bem os conceitos do texto, agora você observou como Sofia se preocupa com esses questionamentos? Será que ela se parece com o jovem de hoje?

      Excluir
  7. jessika priscila da luz santos14 de maio de 2014 às 08:35

    É uma menina com atitudes contrárias a de outras meninas.Ela e uma amiga fazem uma especie de ritual..E está próximo seu aniversário de quinze anos.É uma idade bastante importante na vida de um jovem.Sofia passa receber cartas estranhas.Fazendo perguntas de quem é ela de onde veio o mundo em que vivemos.Então essas perguntas faz com que Sofia tente entender melhor o mundo de uma maneira diferente,usando a mente com vontade de descobrir algo sobre isso,ela passa a refletir nas coisas que estavam acontecendo em sua vida e sempre buscando respostas sobre fatos sobrenaturais,questionando sobre o mundo.A filosofia irá ajuda-la a encontrar as respostas que ela procura.

    ResponderExcluir
  8. Ok. pela resposta mais vc esqueceu de responder as outras questões meu caro aluno. Grato.

    ResponderExcluir
  9. 4-Sofia é uma jovem muito diferente. É uma menina com atitudes contrárias as outras meninas.Ela e uma amiga fazem uma especie de ritual.Depois ela passa receber cartas com perguntas do tipo: ''- Quem é você?
    -De onde surgiu o mundo em que vivemos?''
    Então ela passa a se questionar sobre essas perguntas,tentando compreender o mundo e a si mesma e encontrar essas respostas.
    5 -Os pensadores citados no filme foram Sócrates e seu discípulo Platão.
    6-Rituais e questionamentos sobre o mundo
    telgiane pereira do santos 3 B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já teve ideias próximas a de Sofia? Como você se sentiu? se não teve já pensou em um dia parar para pensar igual a Sofia? abraço.

      Excluir
  10. 4-Sofia era uma garota que tinha algumas dúvidas sobre o seu próprio ser. Ela queria saber quem realmente era a mãe dela e até mesmo quem era ela. Ela tinha dúvidas sobre a consciência dos animais sobre o tamanho do universo e até mesmo sobre o cérebro humano.

    5-São enfatizados na obra grandes filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão.

    6-Sobre a questão mitologica ela acompanhada de sua amiga levanta a questão sobre fantasmas, tentando fazer contato através do Tabuleiro ouija, em uma sala escura com velas onde são assustados por amigos.

    Observações feitas por : Elves Antônio 3º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente a parte "do tabuleiro ....não percebo bem a palavra citada.

      Excluir
    2. "tabuleiro ouija" é um tabuleiros destinado a necromancia ou seja falar com mortos, ter contato com "espíritos" me recordo que no filme tem uma cena em que a Sofia e a Jorunn estão "brincando" com um.

      Excluir
  11. 4-Sofia é uma jovem diferente das demais. É uma menina com atitudes contrárias as outras meninas.Ela e uma amiga fazem uma espécie de ritual.Depois ela passa a receber cartas misteriosas com perguntas do tipo: ''- Quem é você?
    -De onde surgiu o mundo em que vivemos?''
    Então ela passa a se questionar sobre essas perguntas,tentando encontrar respostas.
    5-Sócrates e seu discípulo Platão.
    6-O universo , A vida depois da morte, coisas sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  12. Ok. Você já experimentou encontrar respostas para estas perguntas? se sim, a que conclusões chegou.

    ResponderExcluir
  13. Vanessa Antunes
    4-Sofia é uma garota muito inteligente que vê as coisas de uma forma diferente da dos demais jovens da sua idade é observadora e começa a fazer vários questionamentos filosóficos sobre as espécies racionais,irracionais e sobre o universo.E ela embarca em uma grande viagem para conhecer o desconhecido para encontrar as respostas das suas dúvidas.
    5-A obra fala sobre Sócrates sobre seu seguidor Platão,cita Emannuel Kant e fala sobre Aristóteles estudante da Academia de Platão,que pensava que todas as coisas naturais possuem uma causa potencial para assumir uma forma.
    6-Os mitos e superstições explicavam o que as pessoas não compreendiam.
    Sofia era muito curiosa e ela começa a ver coisas estranhas a viver em um mundo imaginário.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS VANESSA o comentário tem tudo a ver com a atividade em questão.

    ResponderExcluir
  15. 4) Sofia é uma garota inteligente e diferente das demais, que constantemente se questiona a respeito do mundo e seus indíviduos... Em busca da resposta para seus questionamentos ela embarca em uma aventura cheia de mistérios e imaginação em busca do desconhecido.

    5) São citados na obra Sócrates(O incansável perguntador) e Platão(Pupilo de Sócrates).

    6) O sobrenatural, rituais, o mundo imaginário, etc. ALUNO: Hudson Cleuber Galiza Júnior. 3º B

    ResponderExcluir
  16. 4-Sofia é uma adolescente muito inteligente que tem um olhar diferente dos demais adolescentes ela é observadora e começa questionar varios pensamentos filosóficos sobre as espécies racionais,irracionais e sobre o universo.Ela se aventura em uma grande viagem para ter esclarecimentos das suas dúvidas.
    5-A obra fala sobre Sócrates sobre seu seguidor Platão,cita Emannuel Kant e fala sobre Aristóteles estudante da Academia de Platão,que pensava que todas as coisas naturais possuem uma causa potencial para assumir uma forma.
    6- Rituais,questionamentos sobre o mundo.

    GUILHERME RANGEL ROSA DOS SANTOS.
    3º ANO B.

    ResponderExcluir
  17. 4-Sofia começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Sofia é uma menina diferente, com pensamentos e atitudes diferentes das outras meninas. Ela nao sabia quem mandava as cartas, mas ela descobri que a parti da Filosofia pode fazer varias perguntas e buscar respostas, e solucoes compreender melhor o mundo.

    5- São citados na obra Sócrates e seu discípulo Platão.

    6- Os mitos surgiram da necessidade do homem para justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas, os trovões, etc. Tudo que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses. Dessa maneira, secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexo de que as forças do mal triunfavam sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.

    John Hebert 3º ano B

    ResponderExcluir
  18. 4) Sofia era uma garota muito inteligente que vê as coisas de outra forma, dos demais adolescentes da idade dela e adorava se arriscar. Ela e sua amiga começaram a fazer coisas estranhas como um tipo de ritual. Depois de um certo tempo, ela começa a receber cartas sem identificações, com vários tipos de perguntas. Como tantas cartas que ela vinha recebendo ela decidiu investigar. E ela descobriu que através da filosofia ela podia achar todas as respostas e soluções.
    5) Sócrates, Platão, Aristóteles foram citados no texto.
    6) Coisas sobrenaturais, rituais, mitos e com tudo isso conseguiu desvendar através da filosofia.

    Bruna Carla - 3º Ano A.

    ResponderExcluir
  19. 4- No vídeo e no texto, percebemos que Sofia é uma menina que pensa além do que seus colegas e amigos da mesma idade pensam, debatem, discutem. Sendo assim, Sofia busca respostas aos seus questionamentos sobre a vida em si e tudo o que a cerca, tal como o raciocínio dos pássaros, quem é ela, dentre outras, gerando a dúvida que a leva a filosofar sobre tudo e todos.

    5- Na obra, são perceptíveis os traços de Sócrates e de seu discípulo, Platão. Também Emannuel Kant. Os traços de busca sobre a maneira como as coisas tomam forma, nos arremetem a lembrarmos de Aristóteles, aluno de Platão.

    6- As superstições e mitos abordados explicavam o que os seres humanos não compreendiam e, Sofia nos lembra disso, pois ela cria um mundo onde ela possa fazer com que todos esse mitos e curiosidades que ela tinha, tomem forma, revelando a ela, o conhecimento que desejava adquirir para explicar tudo o que quisesse compreender de verdade.

    Paola Batista, 3º ano B.

    ResponderExcluir
  20. O mundo de Sófia começa apartir do momento onde ela passa a receber catas anônimas de um pretenso professor de filosófia peo fato de se trata de um estado paralelo entre ficção e dados históricos esse filme se torna filosófico. Breno Da Silva Nedes 3 ano B

    ResponderExcluir
  21. O mundo de sopia começa a partir do momento onde ela passa a receber cartas anonimas,de um pretenso professor de filosofia pelo fato de se trata de um estado paralelo entre ficção e dados históricos esse filme se torna filosófico.

    Breno da Silva Nedes 3°B

    ResponderExcluir
  22. 4) Sofia é uma menina que vê coisas que pessoas da sua idade não se interessam e ela procura respostas para isso ela faz perguntas a ela mesma e tambem tenta as responder.
    5)No video são relatados partes dos filosofos Socrates e Platão
    6)Eles abordam algumas coisas que acreditamos como os mutos na parte em que eles bricam com o copo
    Aluno:Luis Felipe Ferreira de Souza 3ºB

    ResponderExcluir
  23. 4- Sofia é uma adolescente muito diferente dos demais, pelo fato dela pensar em coisas q outros jovens nao pensariam. Entao por isso ela parti em busca de respostas.
    5- Socrates e Platao
    6- Coisas fora do normal. rituais, se ha ou nao vida apos a morte.

    ResponderExcluir
  24. 4- Sofia é uma Menina com atitudes contrarias de outras meninas, e uma garota muito inteligente vê as coisas de uma forma diferente das outras jovens sua idade é observadora e começa a fazer questionamentos sobre as especies racionais, sobre o universo ela e sua amiga fazem uma especie de ritual. Sofia era muito curiosa e começava a ver coisas estranhas. e ela embarca em uma grande viagem.
    5- A obra fala sobre Sócrates seu seguidor Plantão e fala sobre Aristóteles estudante da Academia de Platão.
    6-os Mitos explicavam o que as pessoas não compreendam.

    Ana Carolina 2º ano C

    ResponderExcluir
  25. 4) O video retrata uma menina curiosa que não tem medo de questionar aquilo que vê e uma determinação de responder suas proprias perguntas ela é decidida a descobrir se aquilo que pensa é verdade.

    5)No filme eles falam sobre os filosofos Socrates que indagava as coisas como Sofia faz e Platão.

    6)Na parte em que eles começam a mexer com os espiritos nos lembram um pouco um minto que temos em conhecimento que os fantasmas mexem o copo para responder sua pergunta.
    ALUNO:Sávio Diego Barbosa dos Santos 3ºB

    ResponderExcluir
  26. 4 - Ela é diferente das garotas ao seu redor. Ela pensa sobre o assunto tratado, estuda, debate e isso as outras garotas não fazem

    5 - Sócrates e Platão

    6 - A vida depois da morta, algo sobrenatural.

    Mateus Fulgêncio 3º B

    ResponderExcluir
  27. 4) Sofia e uma menina diferente, ver as coisa de um modo diferente da outra meninas de sua idade.Após fazer um tipo de ritual ee começa a receber umas cartas meio estranhas querem do saber que ela era e em que mundo vivia.
    5) Sócrates e Platão
    6) Na parte em que ela e a amiga fazem um tipo de ritual que lembra um pouco o mito que conhecemos.

    ResponderExcluir
  28. 4)Sofia não é uma menina igual as outras ela é diferente porque ela questiona o próprio modo de vida e ela mesma investiga aquilo que tem dúvidas
    5)Platão e Socrates
    6) Eles abordam vários tipos de superstições na hora do fantasma é um dos exemplos
    Aluno:Matheus Rodrigues Gonçalves 3ºB

    ResponderExcluir
  29. 4) Sofia vive em um mundo complicado onde coisas estranhas acontecem tipo aí ela tenta achar explicações pra isso
    5)Socrátes e Platão
    6)Na hora do video mostra varias cenas sobre supertições como fantasmas o jogo do copo que é um classico dos adolescentes
    André Luís 3ºB

    ResponderExcluir
  30. 4) Sofia e uma menia inteligente,que ve o mundo de um jeito diferente das outras meninas da sua idade,que começa a ver o mundo de outro modo a partir do momento que começa a receber cartas perguntando sobre ela e sua vida,

    5) No video são comentados os filósofos Sócrates e Platão,

    6) O ritual que Sofia faz se caracteriza com os rituais da mitologia grega com seus mitos e superstições que eram e continuam sendo costumes ate hoje.

    ResponderExcluir
  31. 4) Sofia é uma garota diferente,muito inteligente que ver o mundo de outra forma,que está a procura de novos conhecimentos no mundo totalmente diferente onde ela vive.

    5)Platão e Sócrates.
    6)São coisas sobrenaturais,uma coisa além da vida,um mundo onde sofia está desconbrindo certas coisas que em um mundo real são supertição. "Layza Brito 3°A

    ResponderExcluir
  32. 4) Sofia é uma garota muito inteligente,que vê o mundo de uma forma diferente das outras garotas de sua idade,ela é muito observadora.E procura respostas para todas as suas perguntas.Ela vive em um mundo complicado e começa a investigar sobre a vida.

    5) Sócrates,Platão e Aritóteles

    6) O universo.Mitos,rituais,supertições e coisas que não existem.

    Olinda Maressa 3°A

    ResponderExcluir
  33. 4) Sofia é uma garota que não tem medo de de questionar sobre o mundo, em uma sociedade "conformada".
    E procura respostas racionais e filosóficas para suas duvidas.

    5) Platão e Sócrates

    6) Coisas como o universo, rituais e um pouco de espiritismo.
    coisas que não são comprovadas pela ciência mas pode vim a existir.

    Eduardo Guimarães 3°B

    ResponderExcluir
  34. 4)Sofia e diferente das outras garotas ,ela se questiona muita sobre o mundo e etc,ela busca respostas para seu mundo de questionamentos,ela se aventura em um mundo cheio de mistérios e imaginação ...
    5) Sócrates e Platão
    6)ela aborda algumas coisas fora do normal rituais e etc.
    Filipi chagas 4)Sofia e diferente das outras garotas ,ela se questiona muita sobre o mundo e etc,ela busca respostas para seu mundo de questionamentos,ela se aventura em um mundo cheio de mistérios e imaginação ...
    5) Sócrates e Platão
    6)ela aborda algumas coisas fora do normal rituais e etc
    Filipi chagas 3°B

    ResponderExcluir
  35. Matheus Linces

    4-Sofia é uma garota muito inteligente que vê as coisas de uma forma diferente dos demais jovens da sua idade é observadora e começa a fazer vários questionamentos filosóficos sobre as espécies racionais,irracionais,ela se questiona muita sobre o mundo. ela também embarca em uma grande viagem para conhecer o desconhecido para encontrar as respostas das suas duvidas.
    5- Sócrates e seu discípulo Platão.
    6-O universo,os mitos e superstições explicavam o que as pessoas não compreendiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feio colando da resposta dos outros e não mudou uma palavra.

      Escrito por Vanessa

      Excluir
    2. que feio colou da resposta dos outros e não mudou uma palavra...

      Excluir
  36. 4)a vida de sofia e muito diferente da a que nos vivemos hoje ela e uma garota com muito altitudes e inteligente ela busca o conhecimento enquanto ela e jovem aprender os costume do seu povo 5) sao os grandes filosofo Aristoteles ,Platao, e Socrates 6) ela falar coisa do universo pensar se o universo tem fim ou e infinito e sao coisa alem da vida

    ResponderExcluir
  37. 4) Sofia recebe questionamentos via correspondência, questiona sua identidade, a origem do universo e várias outras coisas, e então a partir daí seu ceticismo é aprimorado e ela passa a vivenciar novos questionamentos sobre o mundo.

    5) Sócrates, e seu discípulo Platão.

    6) As partes pertinentes são os questionamentos sobre a origem universal, a identidade de cada um de nós, e vários assuntos relacionados ao subliminar.

    Bruno Teixeira, 3° ano A.

    ResponderExcluir
  38. No texto e no filme retrata sobre Sofia , diferentes de todos os adolescentes da sua idade . Ela é cheia de dúvidas e não tem medo de questionar , e esses questionamentos a faz filosofar
    5) Sócrates e Platão.
    6)coisas que não são provados pela ciência mitos , fantamas, rituais
    ALUNA: Alyce Adjohnson 3 ano B

    ResponderExcluir
  39. 4-Sofia era uma garota muito diferente,era uma garota de atitudes contrarias das outras garotas ,ela e uma amiga fazem um ritual.Sofia passa receber cartas estranhas fazendo perguntas de quem é ela de onde veio o mundo em que vivemos.Então essas perguntas faz com que Sofia tente entender melhor o mundo de uma maneira diferente.Sofia era muito curiosa e começava a ver as coisas diferentes,estranhas ,e ela entrava em uma grande viagem para conhecer o desconhecimento para encontra as resposta das suas duvidas.

    5-Os pensadores são Sócrates e Platão

    6-A vida depois da morte ,o ritual que ela faz com a amiga dela ,coisas sobrenaturais

    Aluna:Josiane vieira dos santos 3ano B

    ResponderExcluir
  40. 4-Sofia era uma garota muito diferente,era uma garota de atitudes contrarias das outras garotas ,ela e uma amiga fazem um ritual.Sofia passa receber cartas estranhas fazendo perguntas de quem é ela de onde veio o mundo em que vivemos.Então essas perguntas faz com que Sofia tente entender melhor o mundo de uma maneira diferente.Sofia era muito curiosa e começava a ver as coisas diferentes,estranhas ,e ela entrava em uma grande viagem para conhecer o desconhecimento para encontra as resposta das suas duvidas.

    5-Os pensadores são Sócrates e Platão

    6-A vida depois da morte ,o ritual que ela faz com a amiga dela ,coisas sobrenaturais

    Aluna:Josiane vieira dos santos 3ano B

    ResponderExcluir
  41. 4) Sofia é uma garota muito diferente em relação a outras meninas da sua idade, ela esta perto de completar 15 anos, mora com sua mãe e com seus animais, seu pai é capitão de um petroleiro e fica fora a maior parte do ano. Ela recebe mensagens anônimas pelo correio com perguntas estranhas que a faz refletir sobre a vida e a origem do mundo ,e sai a procura de respostas.

    5) Platão e Sócrates.

    6) Ritual, coisas estranhas sobrenaturais , mitos, coisas além da vida.

    Nawane G Queiroz 3 Ano "A"

    ResponderExcluir
  42. 4 - Sofia é uma menina muito inteligente e diferente das outras meninas
    Sofia começa a receber bilhetes estranhos.
    Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão.

    5 - Sócrates e Platão
    6 - Os mitos,superstições e rituais


    Luiz Fernando 3°A

    ResponderExcluir
  43. Danielly Aparecida Moreira Rosa Da Silva Nº 15 3ºano A
    4- sofia e uma garota que gosta de pensar no porque das coisas ,como algo com inicio meio e fim ela ; reflete sobre assuntos e os questiona como uma forma de alcança o conhecimento mesmo que isso abra as portas para novas perguntas
    5- Sócrates , Platão , Aristótales , René Descartes , Espinosa e outros
    6- fica evidente no seu questionamento sobre a vida após a morte e Deus.

    ResponderExcluir
  44. 4 - Como foi mostrado Sofia é uma menina que vê além do que é proposto, que questiona o mundo, que busca resposta para as suas perguntas que vão desde a vida a tudo aquilo que a cerca.
    5 – No vídeo ficou-se evidente as relações entre Sócrates e Platão, pois indagavam o mundo assim como Sofia.
    6 - Os mitos, explicavam que o homem ainda não compreendia, o sobrenatural algo não pertinente ao conhecimento científico.

    Aluno: Samuel Santos de Oliveira

    / 3º ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Samuel gostei da resposta, se preferir também pode comentar sobre a resposta dos colegas.

      Excluir
  45. 4- Sofia é bem diferente das outras garotas, ela tinha muitas dúvidas, ela agia sempre ao contrário das outras garotas. Ela nao sabia quem mandava as cartas, mas ela descobri que a partir da Filosofia pode fazer varias perguntas e buscar respostas...E com esse ato de questionamento ela busca sempre saber mais e mais...
    5-Sócrates e Platão...
    6 - O Universo.Coisas Sobrenaturais e a vida depois da morte


    Bruno Barbosa Castro 3° ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno uma parte do seu texto está parecido com a de Nayara e de Jhon. Mas gostei da resposta ok.

      Excluir
  46. Alessandra dos Santos Feitosa N°2 3°ano A
    4-Sofia é uma menina cheia de questionamentos,ela tenta encontrar os significados das coisas por completo,e isso acaba levando-a á novas perguntas,isso fica muito mais evidente com a chegada das cartas.
    5-Platão e Sócrates.
    6-A criação do mundo,os enigmas do universo,a vida após a morte, e sobre Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4) Pelo que dá a entender Sofia é uma menina questionadora que busca respostas sobre coisas que acontece em seu cotidiano
      5)Sócrates e Platão
      6) O video mostra vários exemplos disso nas partes em que mostram coisas que geralmente algumas pessoas acreditam
      Aluno :Gustavo Breno Alves Vassalo 3ºB

      Excluir
    2. Oi Gustavo, isso mesmo, você percebeu como Sofia também é questionadora? Pode analisar o seu papel diante disso? e você costuma ser um questionador também?

      Excluir
    3. Oi Alessandra Feitosa tudo jóia? você pode perceber que o filme nos instigar a ser eternos questionadores de coisas simples? coisas que não temos o hábito de perguntar em nossa cotidiano mas que de fato fazem a diferença em nossa vida.

      Excluir
  47. 4 Sofia era uma garota típica da sua idade, mas ao começar a receber cartas de um desconhecido que lhe propoem ser o seu professor em um curso de filosofia por cartas, ela acaba por descobrir uma nova ótica sobre as coisas e se vê diante de muitos questionamentos, devido a este fato a sua mãe perecebe a sua mudança sobre a sua perspectiva de vida que acaba até por assustar um pouco a mesma.

    5. Aristóteles, Sócrates, Platão e cita muitos outros como Anaximandro, Anaxímenes, Parmênides, Tales, Demócrito.

    6. Evidência a necessidade que o ser humano possui de estar buscando respostas para todos os seus questionamentos. Todavia não sendo os mitos verídicos.

    ResponderExcluir
  48. Respostas
    1. Obrigada, e eu amo esse livro. Já li e possuo.

      Excluir
    2. Olha se puder me emprestar durante a Copa do Mundo ok. Grato.

      Excluir
  49. Kelber Castro Lopes Silva n° 35
    3° ano B

    4) Pelo que pude perceber, "O Mundo de Sofia" se trata muito de uma questão psicológica da própria garota. Sofia é questionadora, age de sua própria maneira para encontrar suas próprias respostas. Tal como mostra no vídeo, Sofia faz uma espécie de ritual para realmente crer na magia, não que ela duvide, mas para ter certeza de que a mesma existe. Cartas do desconhecido são enviadas para com perguntas "simples" aos olhos comuns, mas que para Sofia é uma grande duvida.

    5) Platão e Sócrates.

    6) Os mitos, a extensão da galáxia, o ritual, vida após a morte, subliminaridade.

    ResponderExcluir
  50. pelo que pude intender do vídeo sofia é uma garota diferenciada de muitas pessoas, pois ela busca sabedoria e conhecimento, ela tem interesse em saber das coisas, como surgiu e o por que de tudo, é claro que ela não consegue respostas pra tudo mais só dela esta tentando descobrir o por que das coisas ela se torna uma pessoa mais sábia e diferenciada das outras.Sofia é uma das poucas pessoas que busca a verdade, se todos fossemos assim como ela viveríamos em um mundo bem mais justo e verdadeiro e dinâmico de se viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Núbia tudo bem? então senti falta de outras questões que ficaram em branco ou não foram comentadas. Aguardo retorno.

      Excluir
  51. 4) Diferente do cotidiano de outros, o cotidiano da jovem Sofia têm em contato os questionamentos da garota que logo passa receber cartas que traziam à esta novos questionamentos sobre si mesma e tudo que lhe cerca. E então logo passa à se tornar uma pessoa que busca sanar todas as dúvidas que ainda lhe resta assim conhecendoa vasta filosofia.
    5)Aristóteles, Platão e outros exemplos de nome como Tales.
    6) A visão não científica de tudo que se é visto como mítico, como rituais e coisas d gênero.

    ResponderExcluir
  52. 4- Pelo que pude entender da primeira parte do filme, Sofia é uma jovem que está prestes a fazer 15 anos e que começa a receber cartas anônimas com perguntas que a intriga. Normalmente nessa fase começamos a fazer várias perguntas sobre o mundo, mas as tais perguntas anônimas que Sofia recebe são bem formuladas e despertam o interesse dela em descobrir as respostas e até a começar a se perguntar com freqüência essas tais perguntas, com muita curiosidade e diferente das demais jovens de sua idade Sofia busca respostas pra tais perguntas tão inteligentes e filosóficas. De uma forma bastante pessoal ela age em busca de suas próprias respostas.
    5- Platão e Sócrates entre outros. Por ser um livro voltado a filosofia.
    6- A vida após a morte, aos mitos, o ritual, e o universo.
    Mariana Dourado Alencar 3 ano B
    Minha net ta mt lerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação Mariana mas da próxima vez você mesma pode inserir seu comentário pelo seu email ok

      Excluir
  53. 4)Sofia é uma jovem que tem um ponto de vista diferenciado das outras pessoas. Ela levanta questionamentos sobre os cartões postais misteriosos que recebe.

    5)Hegel, Marx, Platão.

    6) A reencarnação (volta do espírito de pessoas que já morreram), a misticidade é destacada também através dos rituais.

    Leonor Barbosa Pereira- 3º ANO- A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonor, você consegue percebe a mãe da Sofia quando ela está indagando? parece que a mãe da mesma pensa que isso não é normal. Gostei da resposta.

      Excluir
  54. 4. Sofia Amundsen nunca estava totalmente satisfeita com a sua aparência. Diziam com frequência que tinha lindos olhos amendoados, mas ela estava certa de que isso era porque tinha o nariz muito pequeno ou a boca demasiadamente grande, além disso as orelhas eram muito próximas dos olhos. E o pior de tudo eram os cabelos lisos demais: impossível arrumá-los. O pai costumava acariciá-los e a chamava de "garota de cabelos de linho". Ela só dizia isso por que não estava condenada a ter por toda vida cabelos pretos e lisos.

    5. Marx, Platão, Aristóteles.

    6. As dos robôs, o homem máquina, o cérebro humano era como um computador.

    Fernando Alves de Oliveira.
    P.S.: não consegui colocar a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado eu não havia me tocado para esta questão caro Fernando Alves, parabéns gostei do seu ponto de vista.

      Excluir
  55. 4) Chega alguns momentos que em nossa vida queremos interrogar, procurar respostas de algo que são desconhecidos. E isso que aconteceu com a Sofia, ela era uma menina que estava em um mundo cheio de dúvidas e que se aprofundou muito para procurar respostas para seus questionamentos.

    5) os pensadores enfatizados são Sócrates e Platão.

    6) As partes pertinentes ao assunto da mitologia são os, rituais, sobrenatural e um mundo cheio de imaginações.

    Rogger Christian Mendes Da Silva 3º ANO B

    ResponderExcluir
  56. Olá Rogger um pouquinho fora do prazo mais valeu pelo comentário, depois precisamos corrigir ali em "chega alguns momentos em nossas vidas"...ok

    ResponderExcluir
  57. 4 - Sofia é uma menina que vê coisas que pessoas da sua idade não se interessam, pelo fato dela pensar em coisas q outros jovens não pensariam. Então por isso ela parti em busca de respostas.

    5 - São Sócrates e Platão

    6 - Eles abordam vários tipos de superstições na hora do fantasma é um dos exemplos

    Nome: Matheus Eduardo. 3º " B "

    Obs: Saiu atrasado porque eu postei ontem a noite. só que eu comentei como conta do google, entrei no meu perfil do google e me foi perguntado se era mesmo para postar . desculpa a demora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus talvez tenha sido uma breve comparação mas seu texto ficou igual ao de Luis Felipe Ferreira de Souza 3ºB, ok, de qualquer forma valeu pelo comentário.

      Excluir
  58. 4) O que percebemos no vídeo e no texto, é que Sofia era uma menina que pensava diferente de suas colegas e amigas da mesma idade. Sendo assim, Sofia busca respostas mais profundas e detalhadas aos seus questionamentos sobre a vida em si e tudo o que a cerca, tal como o raciocínio dos pássaros, quem é ela, dentre outras, gerando a dúvida que a leva a questionar sobre tudo e todos.
    5) Alguns dos pensadores enfatizados pela obra são Sócrates, Platão e Aristóteles.
    6) As partes mais pertinentes do texto sobre o assunto é os fatos mitológicos, os mundos imaginários e outros assuntos utópicos.

    ResponderExcluir
  59. Rojeney parabéns pela participação apesar de ter sido um pouco fora do prazo.

    ResponderExcluir
  60. sofia alem de ser diferente e uma menina especial que tem um dom de ver as coisas de outra forma ela enxerga, ; como os animais pensam e de certa forma retrata alguns dos nossos Filosofos Diógenes o cínico socrates e demais filosofos

    LUCAS SILVA DE OLIVEIRA ; NUMERO 18 ; 3 ANO B

    ResponderExcluir
  61. Lucas Silva gostei do comentário, entretanto ficou incompleto.

    ResponderExcluir