Powered By Blogger

sábado, 4 de junho de 2011

PIB BRASILEIRO CRESCEU 1,3% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o IBGE divulgou recentemente que o PIB Produto Interno Bruto do primeiro trimestre de 2011. O PIB é a soma de toda a riqueza produzida pela economia de um país. O aumento dos investimentos ajudou o nosso país a crescer. Em relação ao consumo, o brasileiro colocou o pé no freio.Isso significa que passou a consumir o que de fato era necessário.
“Com todos os setores da economia em expansão, construção civil, comércio, enfim, tudo isso colaborou para que esse empreendimento ocorresse. Os empresários de todo o Brasil investiram mais e isso ajudou no resultado da economia no começo do ano. O PIB do primeiro trimestre subiu em relação aos últimos três meses de 2010, 1,3%. Se comparado com o mesmo período do ano passado a alta foi maior e levando em conta o resultado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 6,2%. Isso em dinheiro, chegou a R$ 939 bilhões. Além dos investimentos, a agropecuária e a indústria também cresceram. Os gastos dos brasileiros com luz, escola ou compras em um shopping, por exemplo, também entram na conta do PIB. O consumo das famílias, que tem peso importante na economia, também cresceu no começo do ano, mas a disposição pra gastar diminuiu. O consumo cresceu em um ritmo menor, mas não foi só por vontade do consumidor.
Segundo o IBGE, o aperto nos gastos veio por causa de algumas medidas do governo, como aumento dos juros e redução do crédito. Entre os Brics, grupo de países emergentes, o crescimento da economia brasileira foi maior do que a da Rússia e menor que a da China e da Índia.Agora tem que se pensar como isso pode influenciar na vida dos brasileiros. E como o crescimento do PIB pode contribuir para o nosso desenvolvimento.  Para o economista Armando Castelar, o Brasil está encontrando o caminho para crescer sem sustos. O governo acredita que o PIB deva desacelerar nos próximos meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário