Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENEM 2012

Enfim, o Governo abriu hoje as inscrições para o ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio, ano passado quase 6 milhões de pessoas realizaram as inscrições para a grande prova brasileira. O ENEM passou a ser utilizado pelas instituições públicas, assim ganhou mais notoriedade. As inscrições iniciaram hoje às 10h e terão fim no dia 15 de junho 2012. Já as provas serão aplicadas no dia 03 e 04 de novembro. Alunos que queiram participar de projetos financiados pelo Governo terão que passar pelo ENEM, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira. 

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

A proposta de 2012 para redação foi alterada,  novas - e mais rigorosas - regras de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem aumentar o número de textos que vão para o terceiro corretor, na comparação com o que ocorreu em 2011. A estimativa é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
Na última edição, 360 mil redações, cerca de 10% dos textos corrigidos, foram para uma terceira avaliação por causa de discrepância de mais de 300 pontos entre as duas primeiras correções, conforme previa a regra antiga. É a primeira vez que esse número é revelado.
Agora, esse limite de diferença entre as duas correções iniciais caiu para 200 pontos. A terceira leitura poderá ocorrer ainda em outra situação: se as notas de pelo menos um dos cinco critérios de avaliação dos textos tiver discrepância maior que 80 pontos entre as duas correções iniciais, mesmo que na nota geral a diferença seja inferior a 200.
Para realizar a sua inscrição clique no link abaixo. E boa sorte. 
Mais informações acesse:
 http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário