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terça-feira, 9 de abril de 2013

OBRAS INDICADAS VESTIBULAR


Livros selecionados para os Processos Seletivos 1/2013 
2/2013 e PAES 2012 

O Brasil: nós e os outros

O tema sempre controverso sobre as identidades ganha amplitude nos debates literários contemporâneos, requisitando dos leitores abertura de fronteiras, em perspectiva sempre dialógica. Ao eleger a leitura da Literatura Brasileira em fricção com outras culturas e outros sistemas semióticos, nos seus variados discursos e temporalidades, objetiva-se trazer ao candidato uma pluralidade de 
olhares e uma percepção panorâmica acerca das muitas historicidades, experiências e linguagens. Os livros escolhidos para cada etapa dos processos seletivos mantêm a tendência de requisitar comparativamente as leituras entre o clássico e o contemporâneo. O projeto de valorização do escritor da região 
permanece como uns dos direcionamentos para escolha das obras, 
consolidando o papel da UNIMONTES como universidade de integração regional. 

1ª Etapa: 

ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Crônicas. 28 ed. São Paulo, Ática, 2011. 
Carta de Pero Vaz de Caminha a El Rei sobre o Achamento do Brasil. Ed. 
Martin Claret. MIRANDA, Ana. Desmundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 
Rio: The Movie. Diretor: Carlos Saldanha. 20 th Century Fox; Blue Sky 
Studios., 2011, Rio de Janeiro. DVD, Blu-ray. Cor. (Filme 3D). 

• Na 1ª Etapa privilegia-se o olhar comparativo e crítico, requisitado 
pelas leituras da “Carta de Caminha”, pelo filme Rio e pelo romance de Ana Miranda, Desmundo. Pretende-se, com tal indicação, propiciar ao jovem leitor uma leitura do texto que formula as primeiras impressões da metrópole sobre o Brasil, bem como propiciar reflexões das imagens que permanecem no imaginário nacional, presentes no filme e no 
romance indicados. 

• O livro de crônicas apresenta a narrativa curta, num dos gêneros mais populares na contemporaneidade. A seleção proposta contempla autores considerados clássicos no gênero. 

2ª Etapa: 

GUIMARÃES, Bernardo. A Escrava Isaura. Texto de domínio público. 
MACEDO, Joaquim Manuel de. As Vítimas-Algozes: quadros da escravidão. Martin Claret. 
ALVES, Castro. O 'avio Negreiro e outros poemas. Saraiva. 
ASSIS, Machado de. “Pai contra Mãe” (conto). Texto de domínio público. 

• A 2ª Etapa contempla um dos períodos mais dolorosos da história nacional e visa estimular, no leitor contemporâneo, reflexões acerca da escravidão, do negro e sua contribuição na cultura nacional. As obras escolhidas, selecionadas em gêneros e vozes variadas, representam como a ficção do Brasil do século XIX registrou a experiência do negro, dentro e fora dos domínios da senzala. 

3ª Etapa/ Processos Seletivos 1/2013 e 2/2013:
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 
ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro Enigma. São Paulo: Companhia das 
Letras, 2011. 
LAJOLO, Marisa (Coord.). 'ós e os outros. Histórias e Diferentes Culturas. São Paulo, Ática, 2006. 
RIO, João do. A Alma Encantadora das Ruas. Belo Horizonte, Crisálida, 2007. 

OLIVA, Osmar Pereira. Cartas para Mariana. Montes Claros, Editora Unimontes, 2011. 

• As alteridades são o destaque para a indicação das obras da 3ª 
Etapa/Processos Seletivos 1/2013 e 2/2013. Os diferentes textos 
propostos pela seleção de 'ós e os outros evidenciam a pluralidade 
cultural que emerge do discurso literário. A Literatura Brasileira em 
confronto com outras literaturas e com as vozes dissonantes e estranhas ao cânone levam à constatação a nossa mestiçagem cultural e despertam o respeito às diferenças. A Hora da Estrela, um clássico de Clarice Lispector, conta-nos do estranhamento de uma moça pobre, feia e nula na indiferença da cidade grande. João do Rio, em A Alma Encantadora das Ruas, evidencia a inconteste modernidade de sua escrita, que nos fala da voz das ruas. Drummond, em Claro Enigma, expõe a dualidade 
existente em sua poesia dura, rara, contida, em que se pode ler a marca do provincianismo e a dicção universalista dos seus versos. E em Cartas para Mariana, Osmar Oliva multiplica-se em vários narradores para escrever sobre diversas experiências, lugares, rotas de vida e de leituras, numa obra em que gêneros e vozes variados fazem uma delicada composição. 

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