Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADA COM SUCESSO EM PIRAPORA

Em comemoração ao “Dia Internacional do Meio Ambiente”, 05 de junho, foi realizada nesta segunda-feira, (04), no Centro de Convenções em Pirapora, a abertura da Semana do Meio Ambiente.
Segundo a diretora de Meio Ambiente de Pirapora, Ana Lúcia, “a conferência de Estocolmo, realizada em junho de 1972, foi o primeiro grande evento sobre meio ambiente realizado no mundo. Seu objetivo era basicamente o mesmo da Cúpula da Terra, realizado em 1992. Esta conferência, bem como o relatório publicado em 1987, pelas Nações Unidas, lançou as bases para o ECO-92. Em 1992, vinte anos após a realização da primeira conferência sobre o meio ambiente, no Rio de Janeiro, representantes de cento e oito países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a idéia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico”. Ela concluiu sua fala citando um trecho da carta do Cacique Ciato ao presidente dos Estados Unidos da América: “O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra”.
O vereador e autor do projeto em defesa do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Pirapora, Eder Danilo, disse que “o nosso projeto foi encaminhado à câmara e foi aprovado em unanimidade. A nossa luta em prol de um ambiente sustentável são realizadas em encontros como esses e são importantes para que a comunidade sensibilize e participe da coleta seletiva, evitando o desperdício e combatendo de todas as maneiras a poluição do ar, do solo, da água, a extinção de animais, o desmatamento. Precisamos cuidar da nossa região que foi tão degradada no passado. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos cuidar do local onde vivemos”.
No encontro, foi realizado uma palestra sobre a “Realidade e Perceptivas Ambientais de Pirapora e Região”, ministrada por Luciene Barbosa da Rocha, Mestre em Ciências Biológicas.  Ela informou que “até os animais sabem preservar o lugar onde vivem, pois eles se preocupam com o grupo. Em Pirapora, por dia são geradas 30 toneladas de lixo, sendo que 60% sãomaterial orgânico e 15,6% papel e plástico, direcionado para reciclagem. O processo de coleta seletiva em Pirapora mostra que 67% do lixo vai para o aterro sanitário e só 30% é reaproveitado. A população precisa aprender  a preparar o lixo e fazer a seleção de forma adequada. É preciso consciência e atitude. A prefeitura de Pirapora tem um plano municipal de saneamento básico,  com o objetivo de ser efetivo e durar uns 20 anos. Pirapora é privilegiada em matéria de recursos naturais e tem potencial ecológico”, ressaltou.
Durante o evento, os alunos do Colégio Cenecista de Pirapora realizaram a apresentação de um coral com a música: Sobradinho. No encerramento, o grupo “Grafite” de Belo Horizonte apresentou um teatro sobre consciência ecológica e preservação do Meio Ambiente.
O prefeito Léo Silveira informou que a Semana do Meio Ambiente deve ser usada para todos refletirem sobre os hábitos diários e que fazem diferença quando se trata de meio ambiente. “A consciência ambiental precisa se fazer presente todos os dias, mas essa semana é especial porque está servindo para pensarmos e repensarmos sobre nossas atitudes frente à preservação do nosso meio. Além das palestras, a programação para a semana do meio ambiente contempla o plantio de centenas de árvores na Avenida Benjamim Constant e Orla fluvial. Nossa administração valoriza e quer continuar intensificando a consciência da população para, cada vez mais, fazermos o que for melhor para a nossa ecologia”, disse.
FONTE: www.pirapora.mg.gov.br 













Nenhum comentário:

Postar um comentário