Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CAMINHADA ORIENTADA PELO NASF

Caminhada orientada marca a Semana do Idoso



Foi realizada na manhã do dia 03 de outubro, a Caminhada Orientada “Projeto Saúde Viver”, como parte das comemorações da Semana Mundial do Idoso. A realização foi uma parceria entre as secretarias de Saúde através do NASF (Núcleo de Apoioao Saúde na Família), Secretaria de Família e Políticas Sociais e Conselho Municipal do Idoso.
O ato teve mais de 150 idosos e saiu da sede da Banda 3 de Maio. O percurso teve início na avenifda Humberto Mallard até o trevo da av. Jefferson Gitirana, retornando para a sede da Banda. Durante a caminhada, a alegria e entusiasmo da 3ª idade contagiavam os moradores e público da rua, especialmente nos momentos em que paravam para os alongamentos orientados pela Educadora Física Lorendaynne Teixeira e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Na chegada, uma mesa de frutas os aguardava para repor as energias. Dona Rosa Maria Viana, de 77 anos, moradora do bairro São João, disse que ficou muito animada após a caminhada. “Sou frequentadora do Polo da Saúde Viver do meu Bairro e eu e minhas amigas não perdemos um evento do projeto. A caminhada foi ótima e muito animada, como tudo que a terceira idade faz”.
Lorendaynne Teixeira, educadora física da Secretaria de Saúde que acompanha o projeto Saúde Viver, afirmou que, na caminhada estavam presentes idosos do projeto de toda a cidade. O maior polo hoje é o da sede da Banda 3 de maio frequentada por mais de 80 idosos, mas já existem polos por toda a cidade. “Quem deseja participar do projeto Saúde Viver pode procurar o PSF do seu bairro para que seja encaminhado para nós”.
Mateus Veloso e Cleidiane Berto, Educadores Físicos do NASF, destacaram a importância das parcerias firmadas para a realização destas comemorações da Semana do Idoso. “Além das parcerias das Secretarias de Saúde e da Família e Políticas Públicas e Associação do Idoso de Pirapora, temos que ressaltar o importante apoio do Conselho do Idoso na pessoa da presidente e assistente social Jacyranna Siqueira, ao SAAE-Pirapora, Grupo Cedro Têxtil, Sest/Senat, aos jovens do Rotaract Clube, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal”, concluíram.
O prefeito Léo Silveira parabenizou as secretarias pelo evento e disse que as ações da melhor idade precisam partir do próprio idoso. “Pirapora é uma cidade especial, também, porque valoriza quem sempre cuidou da gente. Toda a melhor idade precisa e merece ser destaca. Aqui em nossa cidade, fico feliz porque essas ações partem do próprio idoso e a prefeitura cumpre seu papel em aceitar os desafios e promover ações, saúde, educação e lazer para aqueles que são jovens há mais tempo”, explicou.
Fotos: Maryêda Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário