Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte de Osama Bin Laden

Depois de terminar a faculdade, fiquei pensando? poderia tentar Mestrado em Geografia da Guerra, uma das poucas faculdades que encontrei esse curso estava em SP, logo me desanimei. Pela distância e dificuldades em sair de MG. Mas tinha um motivo em fazer aquele curso, primeiro daria possibilidade de entender melhor sobre o Possibilismo e Determinismo, uma das matérias mais interessantes quando se estuda Geografia em escala superior. Outro bom motivo de se fazer o curso era conhecer as categorias geográficas, como espaço, território, lugar e paisagem além de estado. 
Vi então que estava certo, utilizar a Geografia para reconhecer o espaço vital, e poder entender melhor o jogo de fronteiras entre cada um dos países e até mesmo dentro deles como os do Brasil e EUA. Já repararam que nos EUA temos as divisões perfeitas e retas de um estado para outro ou melhor de uma província para outra? já no caso Brasileiro, as divisões são feitas levando em conta as formas geoeconômicas. 
Pois bem, antes de falar na morte de Osama, devia entrar neste assunto primeiro, penso que ele foi um estrategista, louco mais estrategista, porem utilizou a Geografia da Guerra para fazer Guerra e provocou sua própria morte quando anunciou tal atentado, uma vez que se viu obrigado a se esconder do exército americano durante anos. E já sabendo que os EUA não iriam deixar por vencidos providenciou sua vingança primeiro com civis e depois com os rebeldes fundamentalistas¹. 
O mundo perde esta figura que para alguns se tornou um mito para outros um louco usando a religião para justificar tais genocídios. 
A Geografia da Guerra existe, classificar este atentando de 11 setembro como um marco na desorganização e vulnerabilidade dos EUA também. Mas é preciso que as pessoas utilizem os conhecimentos para ajudar outras pessoas. Não para provocar separação entre os povos. O teste de DNA no corpo de Osama já foi feito. Era realmente tal corpo. Mesmo diante de várias possibilidades de o mesmo ainda está vivo. 
A comemoração da morte de Osama estourou nos EUA, como se fosse comum sorrir com a morte dos outros. Talvez seja comum para eles, quando se pensa na quantidade de pessoas mortas nas torres. 
Mas para finalizar algo ainda nos intriga: onde está o corpo de Osama? Não era para ter uma multidão de adeptos gritando seu nome? Que relação teria essa morte de Osama com o país da Líbia? 

1 - é um termo de origem do islamismo ocidental utilizado para definir a ideologiapolítica e religiosa fundamentalista que supostamente sustenta que o islamismo, pragmaticamente de origem midiática, este termo definido no ocidente pelo senso comum, definindo o Islão como não apenas uma religião mas um sistema que também governa os imperativos políticos, econômicos, culturais e sociais do estado, quebrando o paradigma de estados laicos, comum nesta parte do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário